terça-feira, 18 de maio de 2010

Review: Portal

"Aff, lá vai o Topeira encher o saco e meter a boca em outra coisa", você deve ter pensado ao ver escrito "Review". Não te culpo por pensar isso, mas você está enganado. Hoje é absolutamente positivo o review.
Fui na casa de um amigo no fim de semana, e ele me disse que havia baixado um jogo muito divertidinho, que outro amigo havia me recomendado alguns dias antes, justamente devido ao fato de a Steam estar disponibilizando-o de forma gratuita. ENFIM, estava na casa do meu amigo e ele falou "Joga isso". Comecei a jogar e foi ficando cada vez mais divertido, com puzzles divertidos e solucionáveis de mais de uma forma.
É baseado na engine do Half-Life 2, ou seja, é um FPS. Porém, não existem (muitos) inimigos e, os que existem, você pode utilizar como arma pra destruir os outros inimigos. "Mas como eu faço isso?" você pergunta. Como eu disse, é um FPS, mas ao invés de você ter armas gigantescas incendiárias ou mesmo uma pistolinha de pipoca, você tem uma arma de portais que, por si só, não dá dano em nada. Porém, são portais. O que está de um lado é transportado pro outro ao entrar no portal, principalmente você mesmo. São puzzles bem inteligentes que você pode demorar um pouco pra entender como funciona, mas, sempre há um sinal na sala ou na entrada dela do que você deve fazer/qual técnica usar.
Só com isso, o jogo seria legal e nada mais. Porém, existe a GLaDOS, que é uma AI falante. No começo do jogo, são só instruções e etc (recomendo ligar as legendas, não dá pra entender direito o que ela fala), mas depois de um tempo, ela acaba "bugando" e aparentemente, desenvolve sentimentos. As falas são hilárias e geniais. Até o nome das coisas que aparecem no jogo são divertidas. Os turrets (praticamente os únicos inimigos no jogo) também tem falas muito boas que te divertem enquanto você quebra a cabeça fazendo os puzzles.
O único problema que esse jogo tem, é ser curto. Não é fáááácil, mas é bem curto. Apesar disso, vale a pena. Principalmente pelo fato de estar gratuito na Steam até dia 24 (fica a dica). Recomendo fortemente pra quem gosta de quebrar a cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário